quarta-feira, 13 de maio de 2020

Achei esse diário


   Diário on line 

18/04/2017

Já faz 3 meses que começamos a ensaiar o espetáculo "gostôsa". Como qualquer processo feito no peito é demorado. Somos uma produção independente buscando recursos para essa realização. Recentemente tentamos um financiamento coletivo no site Benfeitoria mas foi um fracasso. Descobri que o site não faria nada, nem mesmo a divulgação para seus sócios a não ser que a campanha atingisse 40 % da meta. Tempo e energia perdida, afinal poderia ter dado uma potencializada no site na aba de apoios. A montagem está muito legal e eu me sinto completamente contemplada na direção do Marcelo do Vale. Em janeiro de 2016 eu o procurei para convidá-lo para direção, mas ele insistiu que devêssemos ter uma dramaturgia acabada. Durante o tempo seguinte a este encontro procurei várias mulheres dramaturgas, todas indisponíveis para esse trabalho. Cheguei a fazer um curso de dramaturgia no Galpão Cine Horto com objetivo de alinhavar e costurar o material, minha ansiedade já era tamanha nessa época. Curiosamente, criei vários textos mas retomar a escrever o gostôsa era algo que estava bloqueado como se pra mim já tivesse exprimido o supra sumo ... Em agosto  de 2016 eu e Marcelo nos reencontramos na montagem do espetáculo " A Paixão Segundo Shakespeare", dirigida por Pedro Paulo, ali retomávamos nossa conversa do início do ano com uma diferença, nossa aproximação e convivência. Em 2 meses de ensaios, cúmplices e parceiros de cena nos papeis de Lady Macabeth e Macabeth pudemos trocar confidências, pensamentos... essas trocas já era o start do nosso processo de montagem. Meados de novembro Marcelo sugeriu abir o processo apresentando o material performático já criado para  aproximadamente umas 15 mulheres. Foi um dia especial, pois, ali se comprovava a potência do tema, houve uma discussão inflamada. Ao fim de 2016 decidimos iniciar os ensaios, a dramaturgia foi amarrada por Marcelo através da inspiração nos monólogos de Simone de Beauvoir. Em fevereiro começamos os ensaios no teatro Nair Fonseca em Vespasiano, vamos estrear em São Paulo em agosto desse ano (2017) na SP Escola de Teatro. Cícero, cenógrafo e parceiro de Marcelo também se integrou no grupo e hoje estamos em processo de montagem criando e testando cenário, figurino e tecnologias. Sim, o espetáculo gostôsa é cheio de mídias visuais, isso vai de encontro também com ideia transmídia do projeto; espetáculo, vídeo-documentário e site interligados, conectando usuário, público, internautas e protagonistas desse tema.
 Eu me lembro em 2015 quando o material cênico foi testado pela primeira vez em uma oficina de criação com Janaína Leite no grupo XIX de Teatro. Seus comentários a respeito da apresentação foram voltados para a necessidade de trazer o mundo virtual para a cena, sua sugestão era que o blog (na época era um blog) estivesse conectado com a cena, fosse como recurso ou até mesmo como um personagem que linkasse a literatura erótica. Aí está essa sinergia, o trabalho realmente caminhou literalmente para o mundo virtual como até mesmo um protagonismo das ações, espaço, tempo e circunstâncias

24/04/2017

 Tudo partiu de uma crise pessoal após o término de relacionamento em que me vi devastada, completamente perdida. Durante uma profunda depressão elegi a frase dita por “ele” em uma das nossas discussões: “Você não é gostosa”. De alguma forma essa frase me acompanhou como um álibi para a culpa que sentia.  Emagreci bastante e sentia fisicamente uma dor incomparável. A dor era na alma mas foi o corpo alvo dos sintomas. Alguns meses se passaram e eu precisava me sentir viva. Precisava provar para mim mesma que era gostosa, busquei prazer com muitos homens, era um desespero, um vazio cada vez maior. Busquei os encontros através de aplicativos virtuais. Quanto mais buscava algo para substituir minha dor mais problema encontrava.  As pessoas que apareciam vibravam conforme aquilo que sentia. É fato que o aplicativo me entretia, mas a medida que gerava expectativas nos encontros, pior eles eram. Eu sempre comparava com o passado e meu desejo era apagar todo ele mas buscando algo ainda melhor. Imaginem a frustração, nada poderia ser igual sequer melhor naquele momento, era uma forma de me vingar também pois nessa época soube que o ex estava apaixonado e namorando com outra. E a frase continuava lá...
- Falar das frases de banheiro
- Como começou as dramorgias
- Performances

 09/05/2017
Espetáculo em pé, rascunho feito até o final. Primeiros testes com as câmeras. Feliz. Não gritar, não ser histérica. Trabalhar ritmos, cores, não deixar down.

01/06/2017
Há umas duas semanas retomamos os ensaios, tivemos imprevistos de outros trabalhos. Hoje foi a primeira vez que passamos todo o espetáculo. Viva !!! como está vivo e em pé. Amanhã vamos comprar coisas para o cenário, estamos caminhando bem, anjos assim como a Kátia Assis e Frederico Rocha aparecerem para agregar, somar e multiplicar esse trabalho. As pessoas que não eram para estar realmente não estão, a vida selecionou e deixou quem, de fato, pode contribuir. Estou muito feliz, há tempos não sentia essa alegria, aos poucos, o que era sonho já é real, simplesmente por insistência e busca... O caminho da vida é esse acreditar e insistir. Como dizia Telma Bonavita ... “Quem insiste, existe”. Essa é a lição, os momentos mais felizes da  minha vida foram e são aqueles que batalhei e acreditei. A minha ida pra São Paulo foi isso,
PISC in À e até no amor... eu insisti...Feliz e agradecida a todos que estão comigo; Marcelo do Vale, Cícero, Marcelo Luz, Taís Daher, Frederico, Kátia Assis... “gostôsa” é uma trajetória mais que um espetáculo...

Nenhum comentário: